O processo de fabricação do ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento artesanal, pode ser usado em pisos e paredes, mas atualmente enxergamos diversas possibilidades dentro da decoração de interiores. Seu auge ocorreu entre o fim do século XIX e meados do século XX, e até hoje o seu processo de fabricação artesanal continua sendo o mesmo.

Seus desenhos são referência para várias interpretações, possibilitando a criação de diversos ambientes, do estilo rústico ao industrial, do projeto clássico ao contemporâneo.

O processo de fabricação

Há mais de 90 anos a família italiana Ruocco trouxe os ladrilhos hidráulicos para São Paulo. Atualmente, eles possuem mais de 1600 opções de moldes e os modelos contam com a tecnologia, favorecendo o processo de criação dos desenhos, mas a sua fabricação continua sendo manual desde 1922.

Inteiramente artesanal, o ladrilho é feito a base d’água, areia, cimento, pó de mármore e pigmentos. Um molde é feito de base para cada desenho, esse molde é ajustado num quadro de ferro devidamente untado e cada parte do molde vai sendo preenchida com a mistura. Após o preenchimento, o molde é retirado e logo vem o secante, uma mistura de cimento e pó de pedra que absorve a água da tinta para as cores não se misturarem, e mais uma outra camada que retira a água do secante. Após, o ladrilho é comprimido em uma prensa hidráulica. Depois que o ladrilho é liberado da forma, é retirado com cuidado e inicia-se o processo de resistência. Nas primeiras 24 horas o ladrilho fica descansando na horizontal, só então é submergido na água e fica por volta de 8 horas (é por isso que o ladrilho é hidráulico). Finalmente, os ladrilhos são armazenados por 1 mês para terminar seu processo de cristalização do cimento. Após esse período, eles estarão prontos para serem utilizados por mais cem anos.

O ladrilho hidráulico é utilizado de diversas formas nas áreas internas, mas também pode ser utilizado na área externa, passeio público, praças, calçadas etc. Seu principal diferencial é a alta resistência aliado à características antiderrapantes oferecendo segurança mesmo quando molhados.

Os ladrilhos continuam encantando muitas pessoas que optam pela qualidade, beleza dos desenhos, cores e por conta da memória afetiva que transmitem. Além disso ele é sustentável, pois o mesmo pode ser totalmente reutilizado.

captura-de-tela-2018-05-01-acc80s-17-07-02.png
Foto: Ladrilar
decorempauta-ladrilhohidraulico-2
Foto: Ladrilar
decorempauta-ladrilhohidraulico-3
Foto: Ladrilar
decorempauta-ladrilhohidraulico-1
Foto: Ladrilar
decorempauta-ladrilhohidraulico-4
Foto: Ladrilar
decorempauta-ladrilhohidraulico-5
Foto: Ladrilar
decorempauta-ladrilhohidraulico-7
Foto: Ladrilar
decorempauta-ladrilhohidraulico-8
Foto: Ladrilar

 

decorempauta-ladrilhohidraulico10
Foto: Ladrilar
decorempauta-ladrilhohidraulico-6
Foto: Ladrilar

Confira mais o trabalho da família Ruocco no site.

Também não deixa de me seguir no Instagram que lá eu tiro todas as dúvidas pessoal!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s