Artista em Pauta: Helena Cortez

Conheci a Helena num workshop, e fiquei encantada com a sua proposta de pintar murais para quartos infantis com a técnica em aquarela. Logo pensei, meus leitores precisam conhecer a Helena! seu trabalho casa muito bem com o Blog, que mostra alternativas para você se inspirar e decorar o seu lar com propósito, refletindo a personalidade e a essência de que ali habita. Por isso escolhi Helena como a minha primeira Artista em Pauta. Confira!

Sobre a Artista: Sou mineira, de Belo Horizonte e atualmente moro em São Paulo. Quando paro para pensar, percebo que é impossível separar a arte da minha vida. Sempre desenhei e pintei. Ainda criança minha mãe permitiu a mim e ao meu irmão que rabiscássemos as paredes do quarto. Somente dentro do quarto, mas ali a liberdade era total. Cresci fazendo cursos com diversos artistas e assim descobri e me aperfeiçoei em técnicas variadas de pintura: óleo, acrílica e aquarela. Participei de mostras coletivas e também individuais. Estudei na Itália, no Liceo Artistico de Cagliari e também cursei artes plásticas na universidade estadual de Minas Gerais. Mesmo com toda essa bagagem, passei cerca de 14 anos dedicada ao design gráfico editorial. A arte ficou como expressão pessoal durante esse período, com alguns “escapes” para ilustrações editoriais e pinturas (murais e telas). Em 2013 tive meu primeiro filho, claro que pintei a parede do quarto dele! E durante o primeiro ano de maternidade, descobri uma técnica inovadora – a aquarela na parede!. Sim, ela veio como uma solução leve, condizente com o universo infantil, e principalmente ágil. É uma pintura aguada, em que se valorizam as manchas, a leveza, e portanto é rápida de ser feita. Perfeita para o pouco tempo disponível nos primeiros momentos da maternidade. E como a vida continua correndo, quando nos deixamos, somos arrastados com tudo para o fluxo. Assim recebi um email solicitando um orçamento para a pintura comercial de um quarto infantil. E assim surgiu o quarto do Marcello, inspirada no “menino e o mundo”. Foi maravilhoso!

Qual é a sua maior motivação para criar? 
O mundo interior é a minha maior motivação. Os sentimentos mesmo. A arte para mim é uma forma de tornar palpável sensações que estão dentro de nós. E ao trazê-las para o concreto a nossa relação com elas muda. Esse é o meu gatilho. Para mim basta parar para ouvir – a mim mesma ou aos outros – que tenho inspiração para criar.

Quais são suas ferramentas de trabalho?
Sou uma artista de múltiplas técnicas. Trabalho com pinturas em diversos suportes e escalas. Desde ilustrações digitais, pinturas em papel, tela, a pinturas em paredes de quartos e fachadas. Defino a técnica a partir do resultado que desejamos obter. Sobre os murais, que são meu xodó (amo profundamente fazê-los), trabalho atualmente com tinta aquarela e “canetão” para os contornos ou tinta acrílica. Tenho feito quartos infantis em aquarela e o resultado é muito delicado.

Como funciona o processo de criar as pinturas em murais e qual é o seu maior desafio? A criação dos murais é a parte que leva mais tempo. Porque é nesse momento que preciso conversar com as pessoas e captar o que desejam. Quando se trata de quartos de bebê, as pinturas são naturalmente baseadas nas expectativas dos pais com a chegada da criança. É um momento em que os pais pensam naquilo que amam e desejam para o bebê. É muito mágico participar desse processo de construção de uma nova fase na vida. Quando as crianças já são um pouco maiores é muito interessante também, pois elas tem muito o que dizer. E a criação precisa da aprovação deles. Já aconteceu algumas vezes de ter que alterar alguns detalhes na hora da pintura do mural porque e a criança pediu algo a mais. Uma saia com as cores do arco-íris, uma roupa de super-herói… O importante mesmo é eles saberem que tem voz e são ouvidos. É assim que eles criam uma relação com a pintura. Uma das maiores alegrias que já tive foi quando a Manu disse no trabalho de final de ano da escola dela que o lugar preferido dela na casa era o quarto por causa da pintura. A mãe dela fez questão de me contar e fiquei super emocionada! Então, após a aprovação do projeto, marcamos a melhor data e a pintura costuma levar de 1 a 2 dias para ficar pronta.

O que te faz feliz? 
Pintar, ilustrar, desenhar, fazer arte! E através dela tornar esse mundo interno tão rico mais palpável e visível.

Helenacortex-decorempauta2
Foto: Helena Cortez
decorempauta-helenacortez
Foto: Erika Pires
decorempauta-helenacortez
Foto: Helena Cortez
decorempauta-helenacortez
Foto: Helena Cortez
decorempauta-helenacortez
Foto: Helena Cortez

Além dos murais, Helena ilustra em aquarela camisetas, quadros, capas e muitas outras coisas, confira mais trabalhos em seu site e acompanhe também no Instagram e Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s