Artista em Pauta: Juliana Bittl

Conheci Juliana numa feira artesanal no Beco do Batman, tradicional endereço do grafite em São Paulo. E no meio de filtros do sonhos, hangers e painéis em crochê e macramê, Juliana Bittl, mostra sua arte feita a mão num universo boho e como ela mesmo intitula: (sobre) natural. Confira!

Sobre a Artista

Sempre fui a riponga da família, puxei minha mãe, aliás foi com ela que aprendi a crochetar. Com uns 16, 17 anos comecei a vender algumas peças para viajar com as amigas. Quando vi, já estava vendendo também durante as viagens e vivendo disso, foi uma época deliciosa! Aos poucos fui parando, tinha outras ocupações e de alguma forma comecei a trabalhar em uma indústria. Esse caminho me levou a Europa, vivi por 10 anos lá e esses anos foram maravilhosos, mas faltava uma parte de mim. Regressei ao Brasil, abri mão daquele emprego e daquela vida e vim me reencontrar. Fiquei um tempo vagando por aqui, não sabia ao certo que fazer e de repente, acordei inspirada e já sabia o que queria, me reencontrei.

lobita-para-decoremaputa
Foto: Felipe Correia
Quais são as referências que a inspira?

Eu sou muito inspirada pelo Marrocos, apesar de infelizmente ainda não conhecer, mas admiro muito as cores, a arte, as combinações, pelo cordel do nosso Brasil, com aquelas formas incríveis. Inspirador também são alguns artistas que eu acompanho, como o ilustrador Alphachanneling, que faz desenhos maravilhosos com toques místicos e eroticos e cores maravilhosas, a artista plástica Sally Mustang, que é uma deusa bohêmia moderna rs, várias tatuadoras como a Tati Laukaz, para citar uma, e tudo que é místico, belo…

Quais são suas ferramentas de trabalho? 

Procuro sempre trabalhar respeitando o ciclo natural. Utilizo muitos galhos, mas somente galhos já caídos, por exemplo. Também dou preferência a materiais mais naturais, a maioria dos fios que utilizo não passam por processo de tingimento, sendo melhor pro meio ambiente. Estou começando também com experimentos em tingimento natural, que são muito melhores pro Planeta e tem uma beleza singular.

As peças possuem algum significado?

Todas as peças tem um significado pra mim. Elas podem ter algum significado mais místico mesmo, como as peças com cristais, os Filtros dos Sonhos – que reza a lenda, filtra os sonhos durante a noite, deixando passar somente os sonhos que são mensagens necessárias a você, mesmo que pesadelos, e prendendo os sonhos que não são seus e quando pela manhã, a luz do sol bate na trama, os sonhos que ficaram presos se dispersam – ou elas tem um significado mais pessoal mesmo, me remetem a alguma lembrança, a uma música, um momento.

lobita:para decoempauta2
Filtro dos Sonhos em crochê – Foto: Julina Bittl
lobita-para-decorempauta1
Painel crochê marsala em galho natural – Foto: Juliana Bittl
Como é o seu processo criativo?

O meu processo criativo está carente de um pouco de organização rs! A inspiração não escolhe hora pra chegar e ela adora me visitar de madrugada. Mas num geral, busco olhar a minha volta, escutar músicas que eu gosto, fazer uma boa sessão de yoga e meditar. Quanto a cores, o que me inspira muito para criar paletas são filmes e séries.

Nos conte um pouco mais sobre o estilo Boho

Boho é um estilo eclético, com influências hippies, étnicas, vintage, punk… é livre, com cores, com texturas, sem regras. Traz o verde pra dentro de casa, a rua, as influências, as vivências.

lobita-para decorempauta4
Painel macramê em galho dourado – Foto: Juliana Bittl
lobita-para-decoremapauta
Hanger em macramê cru – Foto: Juliana Bittl
Seus produtos tem uma ligação forte com a natureza, nos conte um pouco mais sobre isso.

A ligação com a natureza nas coisas que eu crio são inevitáveis pra mim, eu nasci no interior e cresci me sujando de barro e comendo fruta no pé, mais tarde morei no litoral e antes de vir pra São Paulo, morava num vilarejo na Alemanha, eu abria a janela e dava de cara com as vaquinhas pastando, então sempre foi isso que eu vi, que eu absorvi. Isso é o belo pra mim, o que me influencia, o que me faz falta. A natureza é uma dimensão de todo ser humano – até do mais cosmopolita – O artesanal me ajuda a criar ou reforçar a conexão com o mundo natural, tanto em mim, quanto nas pessoas que levam meu trabalho pra casa, proporcionando a satisfação de se viver em um ambiente mais energizado, agradável e, claro, belo.

lobita-para-decoremapauta5
Foto: Juliana Bittl

Você pode acompanhar o trabalho de Juliana Bittl no Instagram Lobita Boho e sua loja virtual.

Estou com cupom desconto para meus seguidores em qualquer compra com a Lobita Boho!! Usem o código de desconto: DECOREMPAUTA e ganhem 10% DE DESCONTO. Aproveitem porque o preço já é bom e é uma peça artesanal mais linda que a outra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s