Artistas em Pauta: Juliana e Carolina da Lanó

Hoje é dia de mostrar mais um trabalho artesanal, inspirador e em dose dupla 🙂 A Juliana e Carolina da Lanó, criam murais e desenhos em papel, além disso, a dupla de artistas, buscam outras formas de explorar a arte, como por exemplo o living painting – uma forma de performance artística visual em tipos de eventos variados, geralmente acompanhados por uma boa música.

Sobre as Artistas 

A Lanó é formada pela Juliana Nersessian e a Carolina Barbosa. A Ju nasceu em SP e a Carol no Rio, mas veio pra SP ainda bem criança. Nós duas nos conhecemos em 2009 na faculdade de Arte Visuais no Centro Universitário Belas Artes, onde nos formamos em 2012. Ambas sempre foram apaixonadas por desenhar, cada uma no seu estilo, mas tendo sempre como ferramenta principal para criação a linha. Desde que nos conhecemos, ficamos muito amigas, mas só decidimos nos juntar para criar a Lanó em 2014. A ideia era juntar algumas características do trabalho de cada uma e criar um traço da dupla. Da Carol veio bem forte a presença das mulheres e da Ju o uso de linhas e texturas. Com o tempo trabalhando juntas uma aprendeu a desenhar com a outra e hoje é muito difícil falar quem faz o que em um desenho. Desde que nos juntamos a 4 anos temos como foco o desenho em paredes, mas também utilizamos vários outros suportes como telas, papeis, porcelana e o que mais surgir, sempre estamos muito abertas!

Como é o processo criativo?
Quando não estamos desenhando em parede, cada uma fica em sua casa e gostamos de rabiscar em papeis ideias livres, criações que não tenham como fim serem comercializadas. Nós mostramos essas criações uma para a outra e conversamos sobre elas, apontamos o que gostamos e o que não gostamos. Quando surge uma oportunidade inserimos elementos destes desenhos em um trabalho na parede. Costumamos fazer um rascunho antes para que ambas saibam e concordem com o que irá para a parede e nos dividimos ali na hora para cada uma fazer uma parte…..Essa divisão depende de vários fatores, as vezes uma de nós tem mais facilidade ou gosta mais de fazer algo do que a outra, mas muitas vezes apenas vamos desenhando e nos organizando para não esbarrarmos uma na outra rs.
lano-decorempauta
Fotos: Lanó
Quais são as suas ferramentas de trabalho?
Nossa principal ferramenta de trabalho tem sido o marcador da Unipaint. Nós gostamos dele pois nos permite fazer traços bem fininhos com rapidez e uma ótima durabilidade. Também trabalhamos com pincel e tinta acrílica e ultimamente estamos usando bastante spray para paredes externas e preenchimento de cor.

Quais os artistas que mais te tocam?

Temos vários artistas que nos inspiram, antigos e atuais, e fica difícil escolher qual citar aqui! Mas existem dois que nos inspiram demais em nossas criações, são eles o Gustav Klimt e o Harry Clarke.

Por que murais?

Acho que no início percebemos que era uma maneira fácil de trabalhar com o que gostávamos. Sempre quisemos trabalhar com nossa paixão por desenhar, mas é difícil comercializar trabalhos em papel e ganhar a vida assim. Quando percebemos que existia um mercado para murais quisermos conhecer e assim fomos aprendendo e nos apaixonando completamente por isso.

mural-lano

ddd
Quais são os seus maiores desafios?
Acho que nosso maior desafio é produzir os desenhos e ainda responder emails, lidar com clientes, cuidar de burocracias de contas de banco e financeiro, notas fiscais, escrever projetos, cuidar das redes sociais, comprar materiais. Se nosso trabalho fosse apenas a parte artística seria maravilhoso rs.

Além dos trabalhos em áreas externas, vocês levam arte, o trabalho manual para dentro da casa das pessoas. Como você é isso para vocês?
Quando fazemos um trabalho dentro da casa de clientes existem alguns cuidados que temos que tomar. Para começar, você está no espaço de outra pessoa, então tentamos incomodar o mínimo possível. Temos uma preocupação a mais com a limpeza também, não podemos deixar respingos de tintas ou algum outro tipo de sujeira que quando você está pintando uma área externa passa despercebido. Fora estes cuidados, é muito legal para a gente ver nosso trabalho conversando com cada espaço, cada rotina, cada decoração. É muito gratificante saber que tem alguém afim de conviver com uma arte sua e você deixa um pedacinho seu em cada lugar, é muito divertido!

lano1
Conheça mais o trabalho da Carol e da Ju no Instagram, site e Facebook.

6 comentários em “Artistas em Pauta: Juliana e Carolina da Lanó

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s