Artista em Pauta: Juliana da Florinda e Matildo

A Artista em Pauta de hoje, Juliana da Florinda e Matildo, em busca de uma vida mais compatível com seus valores e ideais iniciou seu trabalho no cultivo de plantas, particularmente plantas desérticas e hoje possui a marca Florinda e Matildo, especializada em arte botânica.
Sobre a Artista
Sou administradora com MBA em marketing. Atuei no mundo corporativo por 15 anos, grande parte do tempo no mercado financeiro. Em 2014 decidi repensar minha carreira, disposta a buscar uma vida mais compatível com meus valores e ideais. Foi durante essa transição que descobri o amor pelas plantas – comecei a estudar e cultivar espécies desérticas – e em 2015 criei a marca Florinda e Matildo, que significa: Florinda de flor, Matildo de mato. Sempre valorizei o artesanal, o consumo consciente e a produção em pequena escala – e é assim que crio e executo meus arranjos e projetos, de modo criativo e autoral.

IMG-20181013-WA0013


Conte sobre os seus projetos botânicos
Um hobby que virou profissão! Comecei a me envolver com as plantas cuidando de meu próprio jardim, fazendo arranjos para presentear amigos, dando algumas consultorias informais, catalogando as espécies de minha coleção. Daí os amigos começaram a presentear amigos, que por sua vez me procuravam querendo encomendar arranjos também. E assim, naturalmente, surgiu a motivação e inspiração para trabalhar com algo que amo e me faz tão feliz! Faço arranjos vivos de longa duração (plantados, enraizados), além de projetos botânicos customizados (residenciais e corporativos). Plantas e vasos sob medida para verdejar casas, lojas, escritórios, eventos. Plantas para presentear com vida e significado. Nos projetos, busco levar em conta pontos fundamentais para sugerir as composições (vaso + planta) adequadas ao local: o espaço disponível, as condições de iluminação, temperatura e ventilação, a disponibilidade de cuidado do cliente e o estilo da decoração. Afinal de contas, mais do que um simples objeto de decoração, trata-se de um ser vivo!

IMG-20181008-WA0098IMG-20181013-WA0008IMG-20181008-WA0096


Como é a sua relação com as plantas, mexer com a terra…

Trabalho com plantas há 4 anos e aprendi muita coisa na prática, observando e cuidando do meu próprio acervo, pesquisando e conversando com produtores. Sempre tive vontade de estudar mais a fundo esse universo, e recentemente comecei um curso de introdução à botânica. A cada dia me apaixono e me encanto mais pelas plantas! É uma experiência sensorial e energética observar e entender sua história e evolução, seus ciclos, sua importante influência e contribuição em nossas vidas.

IMG-20181013-WA0011


Quais são as suas referências/inspirações?

Busco muitas referências e inspirações em viagens. Várias vezes a escolha do destino é inclusive influenciada pela natureza /fauna/flora do local. Sou atenta aos detalhes, gosto de fotografar cores, texturas, formatos… Quando crio os arranjos, acredito que reproduzo fragmentos de toda essa inspiração nesses “pequenos mundos” que compartilho com as pessoas. Recentemente lancei uma nova modalidade de produtos, as “janelas botânicas”. Registros autorais feitos mundo afora, unindo três grandes paixões: plantas, viagens e fotografia. Para preencher paredes com vida e leveza!

Como você vê o movimento “urban jungle”? 

Acredito que ter plantas por perto é sempre positivo, desde que com a consciência de que não se trata de um simples objeto de decoração, mas de um ser vivo. Por isso é importante buscar orientação sobre as espécies adequadas para cada ambiente e estilo de vida. Não é uma decisão que deve ser guiada somente pela estética, por um impulso consumista.

Quais são os seus maiores desafios? 

O maior desafio é nunca desvincular meu trabalho de meus propósitos e valores pessoais, criando dessa forma uma identidade e diferencial de mercado. Valorizar o artesanal, as parcerias, o consumo consciente, a conexão com a natureza. Quero despertar nas pessoas o mesmo amor e cuidado que tenho com as plantas.

IMG-20181013-WA0012


As pessoas adquirem as suas plantas e as levam para dentro de suas casas. Como é isso para você? 
Isso é o que me encanta e estimula diariamente: verdejar o mundo e a vida das pessoas!!!

Conheça mais o trabalho da Juliana – Florinda e Matildo no Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s