Artista em Pauta: Suzana Romero – DaCorda

A Artista em Pauta de hoje, Suzana Romero, é gaúcha e já percorreu longas distâncias em busca de conhecimento e inspirações. Ela é idealizadora do Dacorda, e produz peças feitas em cordão 100% algodão, artesanato multiuso charmoso, decorativo, utilitário e com um toque de design e brasilidade.

unnamed
Fotos: Suzana Romero
Sobre a Artista

Minha trajetória se dá partir das vivências que obtive fora da minha cidade, sou de Porto Alegre, e bem cedo saí de casa para estudar Moda no Rio de janeiro, onde morei por 5 anos; estudava e fazia estágios na área e depois de formada fiquei trabalhando por lá e vivenciando a cultura carioca e os estados vizinhos por qual visitei também. Logo após, recebi uma proposta de trabalho para ir para Fortaleza e trabalhar como estilista; e por lá fiquei mais 5 anos vivendo a cultura do Nordeste, do qual tenho muita saudade e além de ser um lugar repleto de mãos artísticas. Saindo da cidade do Sol fui para a terra dos cangurus na Austrália, viver outras experiências e ampliar meus conhecimentos na área da moda da qual escolhi para seguir. Lá vivi por 9 anos, aprendendo a viver, entender, respeitar a cultura e admirar as belezas naturais da Austrália. Minha experiência de vida eu trago das minhas andanças pelo mundo e transponho isso para as peças como parte da minha vida em algum momento. Meu foco sempre foi a moda, mas percebi que tudo que aprendi na área, é possível incorporar em minhas peças de artesanato contemporâneo, que assim como a moda é uma arte.

Quais são suas referencias?

Minhas referências sāo aquelas que eu vivo, que vivi, é onde eu bato o olho e já gosto, assim é o meu registro para minhas idéias, é como se fosse uma fotografia ou até algo mais subjetivo e poético. Gosto muito de observar e ver algo que me encanta em qualquer canto, essa é a minha inspiração! Vejo muitos artesãos com trabalhos incríveis no Brasil e no Mundo, isso também me inspira e me faz ver além do que eu sou ou do que faço.

Como surgiu o ideia de criar cestos, porta copos, vasos?

Quando estudei moda na Austrália tinha uma cadeira que se chamava Criação de tecidos sem usar tecidos, foi onde descobri como manipular materiais. Procurava um material fácil de manusear e que fosse maleável, comprei uma corda de algodão e fui fazendo testes, depois fui descobrindo que podia tingir, pintar, entrelaçar, costurar, aplicar e manipulá-lo de qualquer jeito que o efeito era surpreendente. Com isso percebi que era possível fazer uma variedade de objetos utilitários, comecei como hobby e vi que as pessoas se interessavam e perguntavam onde eu comprei, dai então surgiram as coleções para Home Decor e depois introduzi algumas peças como acessórios de moda.

Como é seu processo criativo na hora de criar as peças?

Nāo tenho um processo criativo específico, gosto de imaginar o que quero, muita das vezes eu desenho para idealizar o forma e vou testando a moldagem que dá a cara da peça, mas já quero colocar em prática e fazer logo, às vezes quero fazer 5 peças ao mesmo tempo hehe. Gosto de fazer mini coleções que já tenho uma experiência nisso e levo todo o processo do desenvolvimento de produto que aprendi na moda para meus produtos na Dacorda.

O seu trabalho tem uma paleta bem característica sua, como surgiu isso?

Só percebi isso quando coloquei as fotos no Instagram e vi todas as peças juntas. Sempre misturo as cores para pintar e chegar em um tom que me agrada ao olhar para fazer as combinações e colocar os tassels. Estudei sobre as cores em um curso que fiz, do qual me apaixonei e vi a força de uma cor, que mexe com seu estado de espírito fazendo você ter reações diversas através delas. E isso é uma das coisas que eu também me preocupo, em expressar minha emoção através das cores.

Você possui alguma coleção nova que possa nos adiantar algo?
Possuo coisas novas a todo momento, a última coleção foi a coleção cápsula de bolsas que fiz um trabalho novo de junção das cordas, que deu um efeito inusitado e marcante. Com certeza eu repito as técnicas em produtos diferentes e dali vão recriando outras técnicas e modelos. Semanalmente alimento a página do Instagram com peças novinhas saindo do forno!!
dacorda2
Cesto porta trecos, tralhas e coisinhas.
dacorda1
Cachepôs coloridos que servem de Porta lápis ou Porta o que quiser!!
dacorda6
Suportes de panela ou copos coloridos
dacorda3
Coleção Cápsula: bolsa redonda com detalhes coloridos de linha de bordado.
dacorda4
Coleção Cápsula: bolsa saco colorida. Ótima para passeios, praia e ir a feira.
dacorda5
Coleção Reuse: Mini cachepôs enfeitados com resíduos de linhas e tecidos coloridos.
dacorda7
Coleção Zig Zag: Vaso com pendurador e pesponto vermelho.
dacorda8
Coleção Tribos: cestos, potes e suportes para pratos.
dacorda9
Coleção Listras: cesto listrado de azul marinho, ocre e vermelho + franja vermelha.
dacorda10
Coleção Dá Cores: Cestos multiuso
Conheça mais o trabalho da Suzana Romero – DaCorda no Facebook e Instagram.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s