Como descartar entulhos de obra corretamente

Temos uma falsa impressão de quem gera mais resíduos nas cidades são as grandes obras e construtoras e na realidade, de acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição,  mais de 50% dos entulhos gerados vem de pequenas obras, pois os entulhos (resto de tijolo, madeira, ferro, cerâmica, concreto), são jogados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças, ou seja, ação de pessoas físicas, e isso têm gerado sérios problemas ambientais para a cidade e para a própria população, ocasionando enchentes, poluição do ar e aumento dos gastos com a limpeza pública, e consequentemente estamos perdendo espaços de lazer e recreação.

Para combater esse tipo de ação, a prefeitura oferta áreas para o descarte regular dos resíduos da construção e demolição de pequenos geradores, além de facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais através de Ecopontos públicos.

O que são Ecopontos?

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, por pessoa, o limite diário do descarte é de cerca de 1 m³ de material (em torno de 25% do volume de uma caçamba), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis, ou seja, você mesmo pode levar os entulhos ou contratar uma empresa especializada em remoção de entulhos com cadastro na prefeitura. Acima disso, contrate uma caçamba estacionária.

ecoponto

02-Britador-de-entulho-Komplet-LEM-Track-4825-da-Mquina-Solo_Divulgao
Os entulhos são britados transformando-os em partículas menores e homogêneas e tornando-os reutilizáveis.

Clique aqui e veja os ecopontos de São Paulo capital. Mais informações também podem ser obtidas pela Central de Atendimento 156.

Fonte: Prefeitura de São Paulo, ABRECON e Dinâmica Ambiental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s