Artista em Pauta: Paola Geoffroy

A Artista em Pauta de hoje, Paola Geoffroy, é fotógrafa e produz peças artísticas em cianotipia, uma técnica artesanal de revelação de fotos, porém em suas mãos a cianotipia ganha novos horizontes.

Sobre a artista:  Paulistana da gema, nasci e cresci em São Paulo e aqui estou há 29 anos. Sou formada em Educação Física (pois é!) e dou aulas de natação como autônoma desde 2010. Meu pai era fotógrafo e desde sempre me incentivou na área artística. Em 2011 ele me deu minha primeira câmera fotográfica, o que me entusiasmou a fazer um curso técnico de fotografia na Escola Panamericana de Artes e Design de 2015 a 2016. Em paralelo, comecei a fazer cursos mais alternativos na área. Foi quando conheci e me apaixonei instantaneamente pela cianotipia! Desde então tenho desenvolvido trabalhos autorais que decidi, apenas recentemente, colocar no mundo.

Como é trabalhar com os processos em cianotipia? Para mim é quase uma terapia. Sou uma pessoa acelerada, que tenta abraçar o mundo e fazer mil coisas ao mesmo tempo. Mas, quando paro pra produzir e criar, sempre busco me acalmar para respeitar o tempo natural do processo. A cianotipia não é um processo imediato, e cada fase tem um tempo a ser respeitado. Precisei desenvolver paciência na hora de produzir (ainda estou desenvolvendo hahahaha)

Conte um pouco sobre o preparo e a criação. A cianotipia é um tipo de revelação fotográfica que usa sais de ferro como químicos. Eles são os responsáveis pelos tons azulados das peças. Primeiro eu preciso emulsionar um papel/tecido com esses químicos e deixar eles secarem no escuro, porque eles são sensíveis a luz ultravioleta. Então, normalmente, eu emulsiono os papéis a noite para serem usados na manhã seguinte. De manhã eu crio os designs com folhas naturais no papel emulsionado na noite anterior e revelo ele na luz do sol. Depois de revelada a peça precisa ser lavada, para retirada do excesso de químicos, e então a deixo secando naturalmente. Depois de seca, está pronta 🙂

O que você mais gosta de fazer na hora do processo de construção das suas peças? O processo de cianotipia que usa a luz do sol como revelação natural é bastante impreciso, mesmo depois de anos de prática é difícil prever exatamente como uma peça vai ficar no final. É só na hora da lavagem para retirada dos químicos que consigo ver como ela realmente ficou. Essa sem dúvida é minha parte preferida!

Quais são as suas referências/inspirações? Minhas maiores inspirações têm sido mulheres como Brunna Mancuso, Estela Miazzi, Bruna Barros, Bárbara Malagoli, Naira Mattia, Lila Cruz que através da sua arte, atingiram autonomia. São mulheres fortes, que trabalham (e muito) por conta própria. Elas são artistas, mas também precisam ser empresárias, entender de marketing, administração, logística, etc. Foi ver elas crescendo que me incentivou a criar coragem e levar minha arte ao mundo.

Qual é a sua dica para construir uma identidade autoral? Treinar! Treine o máximo que puder, teste coisas novas! Faça um pouco todos os dias e não tenha medo de errar (ninguém vai saber, hahahah). Isso vai ajudar a desenvolver seu estilo e descobrir com o que mais se identifica no seu trabalho, pra assim você poder evoluir nos pontos fortes.

Quais são os seus maiores desafios? A parte administrativa, com certeza! Hahahaha Tenho muuita dificuldade em precificar meu trabalho. Sou horrível com burocracias, papeladas e números. Acho que por isso demorei tanto tempo para comercializar meu trabalho.
O que te faz feliz? Estar em movimento, criar, produzir! Normalmente sou bastante inquieta, preciso estar em constante movimento sempre. Em contrapartida, sou muito ligada a natureza e estar em contato com ela sempre me acalma 🙂
Conheça mais o trabalho da Paola no Instagram 🙂
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s