CORES À “MILANESA”

Aconteceu de 09 à 14 de abril a feira Internacional de Design de Milão. O Isaloni é referencia mundial, e lá muitas tendências começam a se materializar.

Neste ano pudemos notar o abandono da estética de uma única nuance. Enquanto nos anos passados os cinzas, beges e tons sóbrios estiveram entre as apostas das marcas, neste as paletas vieram acompanhadas de cor. E pode-se até dizer: MUITA COR.

Observamos alguns pontos altos no que se trata de cor: tons mais esmaecidos flertando com os tons pasteis, cores bem vibrantes quase primárias e paletas de tons quentes e impactantes, porém com saturação e brilho medianos.

Muitas vezes a mesma marca teve lançamentos com ambas as tendências, e isto trará futuramente uma grande liberdade de escolha para quem irá projetar e ambientar um espaço.

TENDÊNCIAS DE CORES 2019

São muitas as empresas especialistas em cores, que estiveram imersas em pesquisas desde 2017 para lançar em 2018 as projeções de 2019.

Destas,  quem eu pude conferir marcar um “BINGO” nas apostas foi a empresa de tintas Sherwin-Williams, que apresentou tons terrosos, e conceitos como o maximalismo e o espírito de liberdade na sua paleta lançada em 2018 para este ano. Foram justamente muitas destas apostas os pontos fortes desta última feira de Milão.


O novo conceito GLAMPING abordado por Patrícia Fecci, marketing da SW, presente na semana do design de Milão. Projeto da Crippaconcept.

“Para os visionários e criativos e que têm, sobretudo, a tecnologia e a espiritualidade como inspiração, os tons azuis escuros profundos; já para os aventureiros e de espírito livre, as cores quentes e banhadas pelo sol. Dentre as tendências, os apreciadores do que é exclusivo também são destaques, e para eles, uma paleta nostálgica; já para os exuberantes e cheios de energia, as cores vivas e arrojadas; e para os amantes da natureza, o verde frondoso e rosa floral. Por fim, os palestrantes e contadores de histórias são inspirações de grandes viagens para uma paleta de cores étnicas”, explica a especialista em cores e gerente de marketing da Tintas Sherwin-Williams, Patrícia Fecci.

A  SW destacou 42 cores, divididas em 6 paletas com  inspirações que foram estudadas por especialistas em cores, sediados no Brasil e pontos estratégicos do mundo, e compilaram os seguintes temas: Transformador, Aventureiro, Aficionado, Entusiasta, Naturalista e Narrador.

Confira abaixo os comparativos, entre ambientes e produtos desta feira de Milão com a paleta SW, e vejam se realmente não foi uma aposta assertiva:

Realmente Milão foi surpreendente, e é muito bom saber que boa parte da atmosfera proposta em solo italiano poderá ser materializada aqui em terras brasileiras. Basta criatividade, ousadia e alguns toques de cor.

See you soon ;D

Outros artigos da autora: https://www.facebook.com/essedetalhe/

Foto de capa: http://www.lofficielusa.com/art/milan-design-week-highlights-2019

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