Artista em Pauta: Anny Carol do Inventário

A Artista em Pauta de hoje, Anny Carol, está a frente da marca pernambucana Inventário, suas peças trazem nelas um consumo consciente e são pensadas com carinho e cuidado, com o desejo de tocar o coração de quem recebe desde a escolha da arte até a entrega do produto.

Sobre a artista: Sou Anny Carol. Pernambucana, formada em design pela UFPE e movida pela arte com olhar atento a todas suas possibilidades. Desde de criança me identifico muito com o trabalho manual e faz 4 anos que iniciei o Inventário, com meu sócio e marido, Silvano que é sócio, diretor de arte e designer no atelier. Somos uma dupla na criação e nos conhecemos desde a universidade. Ambos sempre apaixonados por desenhar, cada um no seu estilo mas tendo sempre sintonia em arriscar e materializar ideias juntos. O Inventário é o nosso lugar criativo, símbolo de liberdade e onde o sonho ganha forma. É aqui que estamos sempre em busca de novas ideias, testando materiais e abertos a ilustrar em vários suportes, desde a madeira à telas, papéis, paredes e o que mais surgir. Somos apaixonados pelas tábuas de carne e suas possibilidades. Vimos nesse objeto tão comum no cotidiano das pessoas, um potencial enorme para explorarmos nossa arte e ressignifica-lo de forma criativa. Não a toa que hoje são nossas queridinhas. A cada traço e pincelada, cada uma é uma e guarda em sua essência a liberdade de serem o que quiserem em qualquer lugar da casa.

Fotos acervo Inventário por Anny Carol

Quais são as suas inspirações? A natureza é a minha maior fonte de inspiração, em cada pedacinho eu vejo algo lúdico e com potencial de encantar as outras pessoas. Assim como também me utilizo do próprio cenário do sertão como forma de homenagear nossa cultura. Temos várias referências que trazem trabalhos inspiradores e fica difícil citar aqui! mas dentre os que nos inspiram com suas cores, formas e autenticidade estão as criações do Rogério Pedro, Joana Lira e Sara Barnes.

Como é o seu processo criativo? Tudo começa quando alguma imagem ou uma cena do cotidiano me encanta, desde uma libélula num jardim, um beija-flor, um vaso de flores… gosto de rabiscar no meu caderninho de esboços ideias livres e criações muitas vezes aleatórias que não serão comercializadas. Nessa etapa, aceitar a imperfeição é muito importante e após desenhar repetidas vezes em cores ou naturalmente a lápis, passamos para a etapa de seleção ou modificação de ideias por meio de conversas um com o outro sobre elas. Sempre analisando o contexto e a melhor forma de levar essas ilustrações para estampar algum produto.

Quais são suas ferramentas de trabalho? Alguns produtos fogem da ilustração tradicional, como as nossas plaquinhas bordadas em que eu uso cola e linhas coloridas. Mas, minha principal ferramenta de trabalho, tendo em vista o tipo de desenho que cada peça possui, tem sido o pincel e nanquim, que me permitem fazer traços mais finos e com ótima fluidez. Também fazemos uso de canetas Posca que tem uma ótima durabilidade e trazem rapidez no traço. E para preenchimento de cor e acabamento, me preocupo em usar tintas e vernizes à base d’água.

Quais são os seus maiores desafios? Diante de algumas tormentas que transitam a vida empreendedora, acredito que lidar com os períodos de escassez de ideias e a parte administrativa, são dois desafios que ainda estamos aprendendo com o dia a dia. Burocracias de banco, planilhas, financeiro e a rapidez do mercado por lançamento de novidades geram um tanto de ansiedades rs. Mas confesso que ver a peça pronta e ter o feedback carinhoso dos clientes no final, torna tudo recompensador e nos dá novo ânimo para seguir em frente.

Tem algum projeto em vista que possa nos adiantar? Conceber produtos carregados de poesia, cores, e valorização da nossa fauna e cultura brasileira é o nosso norte, neste momento. Queremos cada vez mais nos reconectar com nossas raízes na busca de mais autenticidade e relevância. Então estamos em fase de criação de algumas novidades que estão no forno para serem lançadas até o final desse mês.

Vocês levam arte para dentro da casa das pessoas. Como é isso para vocês? É mágico e fortalece o trabalho autoral independente. Fico muito feliz quando sei que o(a) cliente saiu satisfeito(a) com sua compra. Estamos entrando na casa das pessoas e isso é muito íntimo. Por isso temos um carinho enorme por cada detalhe para que a peça chegue no lar de cada um como aquele velho amigo ou amiga que chega de surpresa, uma grata surpresa, trazendo um bolo quentinho para tomar com café passado na hora. Acreditamos muito nessa troca de afeto para tornar a experiência de compra de nossas peças, a mais positiva possível.

O que faz você feliz? Amo plantas, artes manuais e adoro desenhar com cheirinho de chuva, música e café quentinho. Viajar e estar cercada de pessoas ou situações que me impulsionem a criar me deixam muito feliz!

Conheça mais o trabalho da Anny Carol e Silvano – Inventário através do Instagram, site e Facebook.


Estou com cupom de desconto para meus seguidores em qualquer peça do site O Inventário, válido até o final desse mês de Maio (31/05/2019). Usem o código de desconto: DECOREMPAUTA e ganhem 10% DE DESCONTO. Aproveitem porque o preço já é bom e é uma peça artesanal mais linda que a outra.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s