Artista em Pauta: Tutti Fukuda da Romii Costuras

A Artista em Pauta de hoje, Tutti Fukuda, convive com a arte desde pequena, resolveu mudar sua trajetória profissional para obter mais qualidade de vida, então surgiu a Romii Costuras, onde ela desenvolve trabalho manual utilizando tecidos naturais com a técnica japonesa sashiko, seus produtos são focados na decoração infantil, mas suas peças podem ser utilizadas perfeitamente em outros espaços.  

Sobre a Artista: Sou paulista criada em Fortaleza, Ceará. Meu pai sempre estava perto das artes, antiquário, era pintor e designer de interiores, minha mãe tinha habilidades manuais (crochê, bordados). Desde pequena eu gostava de música, das palavras, de recortar papel, colecionar coisas e acabei estudando jornalismo (nunca exerci a profissão), mas eu vivia mesmo na biblioteca do curso de Arquitetura. Do gosto pelo papel eu descobri as técnicas de impressão manual e comecei a desenhar. Depois redescobri o tecido e me encantei pela transformação da trama, criação de novos padrões com retalhos e bordados no patchwork ou quilting.

Qual é o significado de Romii? Ano passado eu perdi o emprego e fiquei repensando meu trabalho, família, a vida. Nisso descobri que talvez eu não quisesse manter a relação que eu tinha com o trabalho, talvez eu quisesse estar mais perto dos meus filhos. Será que eu seria capaz de desenvolver algo para manter a minha família? Muitas dúvidas e nenhuma certeza. Até que um dia um amigo me perguntou se eu estava costurando, afinal eu sempre gostei de tecidos e costuras. Respondi que não e fiquei com aquela pergunta na cabeça. A partir daí eu comecei a estudar, pesquisar e experimentar bastante para criar uma marca de roupa de cama para bebês e crianças, que é o que eu tinha mais experiência costurando para meus filhos e filhos dos amigos. Então Romii significa renovação, aprendizado e chance para descobrir o que eu realmente gosto de fazer. Romii significa o carinho e atenção que temos ao saber que ficamos grávidas e que uma nova vida virá renovar a família. Sobre o nome Romii, esse é o nome do meu gato amarelo de 15 anos, um senhor gato. Alguns amigos insistiram e ficou Romii.

Edredons e almofadas em linho bordados a mão
Imagens: Acervo Romii Costuras

Qual é a sua técnica? Costuro colchas inspiradas nos futons japoneses e decoro com bordado sashiko, que é outra técnica japonesa. Tudo feito à mão por mim usando tecidos de fibras naturais. A família da minha mãe é japonesa, então veio tudo dali. A partir desse estilo eu faço almofada, jogo de lençol e o que precisar mais no enxoval do quarto do bebê.

Como é o seu processo criativo para a construção das peças? O futon japonês é como um quadro com moldura, então eu sempre penso nisso para criar os desenhos que vão virar bordado. Gosto de brincar com os tecidos, gosto de texturas e preciso ter certeza que os tecidos são macios. Eu tenho um caderno onde coleciono as referências que vejo em fotos, ouço em músicas ou mesmo que estão na minha memória. Às vezes uma peça começa a partir do desenho, outras a partir do tecido e outras a partir de uma sensação que quero que tecido e bordado traduzam. Por enquanto tenho feito dessa maneira, mas gostaria muito de experimentar incluir mais a família no processo, com suas peças familiares.

As primeiras peças

Quais são os seus maiores desafios? Dar conta de tudo sozinha nesse começo, definir preço, encontrar material nacional com qualidade e que eu possa comprar uma quantidade pequena sem afetar tanto o preço final.

Você leva a sua arte para dentro da casa das pessoas. Como você é isso para você? O melhor reconhecimento desse trabalho é a felicidade da pessoa que comprou/encomendou a peça. Se for para um bebê que ainda vai nascer tem muita expectativa e emoção. Se for para a criança que está trocando de cama tem uma alegria pelo desenvolvimento. Tem a própria mãe, familiares e amigos, mas quando é a criança que fica feliz aí eu tenho certeza que estou no caminho certo. Eu me emociono com tudo no meu trabalho!

Capas de almofada com bordados em puro linho, com fechamento de amarração e bordado na técnica japonesa sashiko.
Jogo de lençol para berço 100% algodão
Sacola multi coisas, feita de lona de algodão
Colcha patchwork de tecidos de algodão com bordado de coração
Sacola multicoisas, feita de lona de algodão

Conheça mais o trabalho da Tutti no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s