Artista em Pauta: Thaís Mor

A Artista em Pauta, Thaís Mor, convive com a arte desde pequena e hoje tem o seu próprio atelier, onde cria e produz cerâmicas de alta temperatura e porcelanas pintadas à mão com estampas das próprias coleções. Também ministra aulas de pintura em porcelana e diferentes workshops relacionados as artes visuais no seu atelier e oficinas pelo Brasil.

Sobre a Artista: Nasci em Nova Lima, aprendi a pintar porcelana com 11 anos de idade e depois me formei em design gráfico, publicidade e pós-graduei em Coolhunting e Visual Trade em Barcelona. Trabalhei durante 15 anos em departamentos criativos de agências e em 2015 abri o meu próprio atelier.

Quais são os desafios do ceramista? Tudo! (Risos) O barro é matéria viva: precisa de paciência, conhecimento, técnica e investimento. Todo mundo se encanta com a cerâmica, mas para ingressar nesta área é necessário se entregar ao ofício e para viver de um ofício é necessário inovar. Criar, produzir, vender e administrar é função de todo pequeno produtor. Ainda temos o desafio do inesperado: as quebras. É possível prevê-las e evita-las conhecendo bem o complexo mundo da cerâmica e suas variações de materias, temperaturas e ténicas de queima, mas não controlar tudo. Por isso toda a nova criação é necessário um teste ou protótipo. Talvez o maior desafio seja o tempo, em tempos tão urgentes como vivemos.

Coleção Cura
Fotógrafa: Isadora Fonseca

Qual é a sua maior inspiração para criar? Minha maior inspiração são as pessoas e a cultura local. O comportamento das pessoas está cheio de histórias e levar estes signos para o dia-a-dia me inspira. O meu processo criativo se inicia a partir de muita observação, pesquisa e imersão, não tem regra, cada assunto me leva a um processo único, sob medida.

Qual é a diferença entre a cerâmica de baixa e alta temperatura? A cerâmica de baixa temperatura é queimada até 1.100°C e a de alta a partir de 1.200°C. Existem técnicas que determinam qual temperatura deve ser queimada para se obter determinados efeitos, por exemplo. Na queima de alta a resistência das peças é muito maior, pois os poros do barro se contraem mais e na queima os óxidos sublimam. Eu escolhi a alta temperatura por dar mais qualidade ao meu produto, pelo desafio e por ser a técnica mais adequada para a produção de utilitários, dando mais durabilidade ao meu trabalho.

Coleção Cura
Fotógrafa: Isadora Fonseca

Nos conte um pouco sobre o dia a dia no atelier. Tudo que é criado no atelier passa por mim e normalmente pelo computador. Depois de serem determinados materias, tintas e esmaltes são criados sempre protótipos para definir as coleções e após isso entram na pauta de produção: modelagem, pintura e/ou personalização, esmaltação e queima. Hoje o atelier tem suas próprias coleções e ainda produz peças exclusivas para outros clientes como cafeterias, restaurantes e outros lojistas e coleções com parceiros. O atelier conta com um assistente de produção, um comercial/administrativo enquanto eu cuido da criação, produção, lojística e gestão do negócio.

Thais Mor Atelier ©2019 Nereu Jr

Como funcionam as suas oficinas? Na minha oficina eu ensino a técnica de Pintura em Porcelana, que é uma das técnicas que eu uso nas minhas produções no atelier. Nesta oficina ensino 3 tipos de pintura sobre esmalte, que é uma técnica profissional e mais acessível para quem quer ingressar na pintura.

Você tem algum projeto novo que possa compartilhar com a gente? Sempre estou envolvida em novos projetos, (risos) mas a próxima coleção é sempre onde aposto mais. Ainda estou no desenvolvimento de protótipos, mas até o final do ano sai! Também estou muito feliz com o trabalho social que venho realizando na ONG Instituto Casa de Mãe, é a primeira vez que estou dando aulas de cerâmica com o processo completo e os resultados tem me surpreendido! 🙂

Thais Mor Atelier ©2019 Nereu Jr
Thais Mor Atelier ©2019 Nereu Jr

Fotógrafa: Isadora Fonseca

Conheça mais o trabalho da Thaís através do site e Instagram

Conhece alguém que pode se interessar pelo design artesanal? Então compartilhe nosso artigo em seu Facebook e incentive outros a refletirem sobre o assunto.

Até nossa próxima conversa 😉

Anúncios

Um comentário em “Artista em Pauta: Thaís Mor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s