Artista em Pauta: Cecília Lourenço da Começou no Inverno

A Artista em Pauta, a paulistana Cecília Lourenço, idealizadora da Começou no Inverno, ressignifica o retalho através de suas peças, mais especificamente em roupa de cama artesanal, com uma pegada mais moderna e sustentável, Cecília conta um pouco do seu trabalho artesanal com patchwork que veste as casas deixando-as mais cheias de história e significado.

Sobre a Artista: Sou de São Paulo e atualmente moro em Mogi das Cruzes, a vontade de me aproximar da natureza e desacelerar de compromissos e fazeres da capital fez com que eu e minha família tomasse este caminho. Sou mãe, empreendedora sem empresa, observadora de plantas, bichos e estações, tenho formação em radio e tv mas é na costura que expresso meu comportamento e este novo estilo de viver.

Qual é a origem do nome “Começou no Inverno”? Escolhi este nome por simbolizar em prática o inicio das minhas atividades na costura, o ponta pé, o fôlego inicial. E não, não começou no inverno, começou na primavera e no litoral norte de São Paulo rs.

Fotos: Acervo pessoal Cecília Lourenço

Quando despertou o interesse em produzir a partir dos retalhos? A máquina de costura sempre esteve presente na minha vida familiar, na casa da minha avó e da minha mãe tinha uma maquina para sair costurando, não era um objeto escondido, guardado, estava ali na passagem da casa, pronta para ser usada a qualquer momento. Ainda bem jovem costumizava as minhas roupas, criava alguns acessórios, tive a curiosidade de fazer alguns cursos de patchwork quando morava em São Paulo. O tempo passou e a costura vem me acompanhando ao longo deste tempo, eu sentia a necessidade de colocar identidade nas minhas peças, introduzir meus atos de mudança de hábitos nos meus produtos. Aqui sempre tem retalhos, pensei comigo, “ta, ai!” retalhos. De forma artesanal, uma matéria criativa, o retorno e troca de tecidos que hoje é realidade para quem pensa sustentável, partiu deste pensamento, aproveitar um tecido esquecido, fora de linha mas não menos importante. Da criação a partir de retalhos enxerguei toda a identidade que eu precisava, enxerguei a prioridade que o retorno de matérias necessita para vivermos de forma mais consciente e sustentável.

Fotos: Acervo pessoal Cecília Lourenço

Como é o seu processo criativo para a construção das suas peças? Por trabalhar com tecidos de pontas de estoque dificilmente penso em coleção, por ter pouca metragem utilizo de diversos tecidos de cores e estampas que conversam entre si. Quero expressar “bem estar” com as minhas colchas e artigos para casa, deixar claro que não existe padrão para vestir sua cama, decorar o seu ambiente. Este formato de costura deixa evidente a valorização do feito a mão, a preocupação sob nossos recursos naturais e o descarte desenfreado deste tipo de insumo. Acredito que ao vestir o quarto desta maneira tendências de cores e estampas estarão em segundo plano, a prioridade será origem e causas.

Quais são as suas inspirações? Natureza. Seja em forma de neblina, fruto ou inseto. O contato com ar livre, ficar dentro do mato me traz fontes ilimitadas de criação, traz bem estar, silêncio e simplicidade.

Fotos: Acervo pessoal Cecília Lourenço

Tem algum projeto em vista que possa nos adiantar? Hoje atuo por encomendas e vendas B2C, mas esta em vista vendas B2B com produtos de possível escala e tentar modernizar o ato de compra de peças artesanais, criar mais interatividade com o cliente.

Você leva a sua arte para dentro da casa das pessoas. Como você é isso para você? Pra mim é fantástico!! Me sinto lisonjeada por entre tantos produtos prontos e de livre acesso alguém esperar pelo meu edredom, pelo meu envio, participar do processo criativo. Me gera laços e motivação, uma parte da minha dedicação e consciência entrando na casa das pessoas.

Fotos: Acervo pessoal Cecília Lourenço

Conheça mais o trabalho da Cecília através do Instagram e loja virtual.

Conhece alguém que pode se interessar pelo trabalho artesanal? Então compartilhe nosso artigo em seu Facebook e incentive outros a refletirem sobre o assunto.

Até nossa próxima conversa 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s